quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ORAÇÃO DIANTE DE UMA CÉDULA DE DINHEIRO

“ Senhor, esta cédula mete-me medo.
Conheces seu segredo, conheces sua história.
Como é pesada.
Impressiona-me porque não fala e jamais há de dizer o que oculta em suas dobras.
Jamais confiará quanto representa de esforços e de lutas.
Traz em si o suor humano. Está manchada de sangue, de desencanto, de dignidade espezinhada.
É rica de todo peso de humano trabalho que ela contém e que lhe dá valor.

É pesada, Senhor, muito pesada.
Impressiona-me, mete-me medo porque traz mortes na consciência. Todos os pobres diabos que se mataram de trabalho por causa dela, para possuí-la, para tê-la entre as mãos algumas horas, para dela obter um pouco de prazer, de alegria, de vida.

Entre quantos dedos terá passado, Senhor, e que fez ela nessas longas viagens silenciosas?
Ofereceu rosas brancas à noiva radiosa, pagou os bolos da festa do batizado, deu de comer ao bebê corado.
Foi ela quem botou o pão na mesa do lar, desatou o claro riso dos jovens e a alegria dos mais velhos.
Pagou a consulta do médico salvador, deu o livro que instrui o garotinho, vestiu a donzela.
Mas ela também fez seguir a carta de rompimento, pagou, no ventre da mãe, o trucidamento da criança.
Foi ela quem mandou correr o álcool e fez o bêbado.
Projetou o filme proibido para crianças e gravou o disco asqueroso.
Seduziu o adolescente e fez do adulto um ladrão.
Por algumas horas, comprou o corpo de uma mulher.
Foi ela quem pagou a arma do crime e as tábuas de um caixão.

Oh, Senhor, eu Te ofereço esta cédula com todos os seus mistérios gozosos e com todos os seus mistérios dolorosos.
Digo-Te muito obrigado por toda vida e alegria que ela distribuiu.
Peço-Te perdão pelo mal que ela fez.
Mas, sobretudo, Senhor, eu T'a ofereço por todo o trabalho do homem.
De tudo isso ela é símbolo e amanhã, afinal, tudo isso, moeda inalterável, em Tua Vida Eterna será transfigurado. ”


Michel Quoist

Nenhum comentário: