sábado, 25 de setembro de 2010

Libros de Artistas

Libros pintados, dibujados, escritos, algunos con textos propios, otros prestados. Algunos realizados con cartón de la calle, otros con retazos de telas


http://www.arteenlibros.com.ar/libroartista/libroartista8.html

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Recortes incríveis em papel

Recortes incríveis em papel (Zupi)

Bovey Lee nasceu em Hong Kong, na China, cidade onde se formou em artes, em 1991. Dois anos depois, foi estudar pintura nos Estados Unidos, concluindo o curso em 1995. Finalmente, para finalizar seu impressionante currículo acadêmico, estudou arte digital em Nova Iorque.


Hoje a artista vive e trabalha em Pittsburgh, criando, com as próprias mãos, intrincados recortes em papel de arroz. Em suas próprias palavras, os temas ocultos em suas obras são “poder, sacrifício e sobrevivência. De 2005 a 2007, obtive inspiração de meu gênero e identidade cultural para contar histórias de assimilação. Entre 2008 e 2009, o mundo enfrentou uma grande crise econômica e desastres naturais, e meus recortes retratavam personagens sobrevivendo na adversidade. Desde 2010 venho explorando a mente imaginativa e a memória filtrada/alterada como agentes de sobrevivência que mudam a maneira como recontamos nossas experiências, entendemos o mundo e percebemos a realidade”.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Gaúchas ganham premio em Exposição de Artes no exterior.

Com o Livro de Artista METAMORPHOSE elaborado  este ano aqui em Porto Alegre  feito todo em tecido, Leci Bohn, Jane Balconi, M. Julieta D. Ferreira, There Reis, Therezinha F. Lima se classificam em 3º lugar   na Bienal Européia de Livro de Artista em Satu-Mare,  Romênia. Sob a curadoria de Dorothea Fleiss da Universidade de Stutgtgard.

Entrem no site e vejam.

http://eibab.blogspot.com/2010/09/winners-2010.html

Um lugar pra conhecer e divulgar...NAVI(Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul)

Esta entidade ja tem 20 anos, iniciou suas atividades em 30/11/1988.
Iniciativa de um grupo de artistas plásticos e representantes da comunidade.
Tem por objetivos estimular e desenvolver atividades relacionadas a Artes Visuais, promover a sua difusão e incentivar a produção e o pensamento artísticos, a todos os interessados de forma ampla e irrestrita.
O núcleo tem pautado seus trabalhos por princípios éticos e pela generosidade.
Tem registrado seu trabalho em livros, video, e exposições, inclusive aqui em Porto Alegre.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desenhos de Laurie Lipton

Laura Lipton nasceu em Nova Iorque, e aos quatro anos já desenhava. Ela foi a primeira pessoa a se graduar na Carnegie-Mellon University, na Pensilvânia, com um diploma de Belas Artes em Desenho.



Fortemente influenciada pelas religiosas pinturas flamengas, tentou pintar seguindo o estilo dos mestres holandeses do século XVI e falhou. Durante a faculdade, começou a desenvolver um estilo peculiar de desenho, definindo tons com hachura. “É um jeito insano de desenhar”, diz ela, “mas o detalhe e luminosidade resultantes fazem valer o esforço. Meus desenhos levam mais tempo para serem criados do que uma pintura do mesmo tamanho e com os mesmos detalhes”.


A falta de cores de suas obras, criadas com carvão artístico e lápis, se deve à influência da fotógrafa Diane Arbus. “Seu uso do preto e branco atinge o âmago do meu ser. Preto e branco são as cores de antigas fotografias e programas de TV… são as cores dos fantasmas, da espera, do passar do tempo, da memória e da loucura. Percebi que eram perfeitas para o teor do meu trabalho”, comenta Laura. (Zupi)

domingo, 12 de setembro de 2010

IGOR ZENIN

More than 40 years is a photograph Igor Zenin. His work is well known far beyond the borders of the Republic of Moldova. A talented photographer's lens captures a lot of significant events and famous people, including visits to our country, the first cosmonaut Yuri Gagarin planet. Last year, 80 works exhibited masters in Strasbourg during the winter session of PACE. Later work Igor Zenina appeared on covers of several editions of the Council of Europe

sábado, 11 de setembro de 2010

A arte de Juan Francisco Casas Ruiz

Obra


Su obra se desarrolla principalmente dentro del campo de la pintura, con obras de gran formato con las que ha conseguido importantes éxitos internacionales, y desde 2006 en el campo del dibujo, con obras realizadas con bolígrafo Bic azul. Su estilo, realista en apariencia, parte de fotografías domésticas y de baja calidad, magnificando dichas instantáneas dionisíacas, momentos de vida y juventud, con picardía y sentido del humor. El sexo, los amigos, la comida y la bebida son elementos reconocibles en estas imágenes que analizan y exaltan los pequeños climas cotidianos de felicidad pura y primitiva

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quem eram as ninfas, classificação, poderes

As Ninfas eram figuras mitológicas na Grécia Antiga. Eram espécies de deusas-espíritos da natureza. Os gregos acreditavam que elas habitavam os campos, lagos, montanhas e bosques, sendo responsáveis por levar alegria e felicidade para as pessoas. Representavam o dom de fertilidade da natureza. Muitas ninfas eram a personificação de características e qualidades de deusas e deuses gregos.
Em grego a palavra ninfa (nimphe) possuía vários significados, entre eles, noiva e botão de rosa.
Muitas ninfas eram aladas (possuíam asas). Hérmia era considerada, na mitologia grega, a deusa de todas as ninfas.
Os gregos antigos prestavam muita devoção às ninfas, sendo comum as homenagens a estes seres mitológicos.
De acordo com o local onde habitavam, as ninfas recebiam diversas classificações:
- Efidríades: ninfas das águas
- Epigéias: ninfas da terra
- Náiades: ninfas das águas doces
- Oreádes: ninfas das montanhas
- Dríades: ninfas das florestas
- Alseídes: ninfas das flores

domingo, 5 de setembro de 2010

Georgia O' Keefe

Georgia O'Keeffe


Georgia Totto O'Keeffe (November 15, 1887 – March 6, 1986) was an American artist. Born near Sun Prairie, Wisconsin, O'Keeffe was a major figure in American art from the 1920s.[1] She received widespread recognition for her technical contributions, as well as for challenging the boundaries of modern American artistic style. She is chiefly known for paintings of flowers, rocks, shells, animal bones, and landscapes in which she synthesized abstraction and representation. Her paintings present crisply contoured forms that are replete with subtle tonal transitions of varying colors. She often transformed her subject matter into powerful abstract images. New York Times critic Jed Perl in 2004 described her paintings as both "bold and hermetic, immediately appealing and unnervingly impassive."[3]

O'Keeffe played a central role in bringing an American art style to Europe at a time when the majority of influence flowed in the opposite direction.[4] This feat enhanced her art-historical importance given that she was one of few women to have gained entry to this level of professional influence.[1] She found artistic inspiration in the rural Southwest, particularly in New Mexico, where she settled late in life.

Cursos Intensivos com professor Marcos Meira.
- Curso intensivo de Milonga Argentina: 19h30 às 20h30 dia 03, 10 e 17 de setembro
e 1o de outubro 2010 (sextas-feiras).

- Curso intensivo de Danças Gaúchas de Salão-Fandango,
nos mesmos dias acima. Das 20h30 às 22h.

Dois cursos intensivos simultâneos, preços:

- R$ 70,00 individual e R$ 120,00 casal (cada curso).
- Descontos especiais para quem fizer os dois cursos.


Informações na secretaria da escola.





Cadica Danças e Ritmos
F: 3233.3287 - 3232.2188 – 81256075
End.: Rua Gen Caldwell 866 - Menino Deus

Mitologia grega


Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos — consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas.[1] Para muitos estudiosos modernos, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antiga e seu comportamento, bem como suas práticas ritualísticas.[2] O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.

Ao longo dos tempos, esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas que constituem a literatura grega e também na representação de outras artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha em cerâmica grega.[3][4] Inicialmente divulgados em tradição oral-poética,[5] hoje esses mitos são tratados apenas como parte da literatura grega.[6] Essa literatura abrange as mais conhecidas fontes literárias da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisséia (ambos atribuídos a Homero e que focam sobre os acontecimentos em torno da Guerra de Tróia, destacando a influência de deuses e de outros seres), e também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, ambos produzidos por Hesíodo.[7] Os mitos também estão preservados nos Hinos homéricos, em fragmentos de poemas do Ciclo Épico, na poesia lírica, no âmbito dos trabalhos das tragédias do século V a.C., nos escritos de poetas e eruditos do Período Helenístico e em outros documentos de poetas do Império Romano, como Plutarco e Pausanias.[7] A principal fonte para a pesquisa de detalhes sobre a mitologia grega são as evidências arqueológicas que descobrem e descobriram decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos em cerâmica, datados do século VIII a.C., que retratam cenas do ciclo troiano e das aventuras de Hércules.[7] Sucedendo os períodos Arcaico, Clássico e Helenístico, Homero e várias outras personalidades aparecem para completar as provas dessas existências literárias.[7]

A mitologia grega tem exercido uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente.[8] Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente têm se inspirado na mitologia grega e descoberto que os temas mitológicos lhes legam significado e relevância em seu contemporâneo.[9] Seu patrimônio também influi na ciência, como no caso dos nomes dados aos planetas do Sistema Solar e em estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros