Obra Prima do Dia (Semana Kandinsky)
Pintura - O Cavaleiro Azul (1903)
Kandinsky, que também tinha talento musical, uma vez disse que o teclado é a Cor, os olhos são a Harmonia, o piano com suas muitas cordas, a Alma. O artista é a mão que domina o instrumento, ora tocando uma nota, ora outra, para provocar vibrações na alma. Esse conceito que une a cor à harmonia musical tem longa história, já intrigou cientistas como Sir Isaac Newton. Kandinsky especulava com a cor, e criou uma teoria associando a nota com o timbre, a tonalidade com o alcance do som, e a saturação com o volume do som. Chegou a dizer que quando via Cor ouvia Música.
A influência da música foi muito importante no nascimento da Arte Abstrata, pois por sua natureza, a música é abstrata – não tenta representar o mundo exterior mas sim expressar de forma imediata os sentimentos íntimos da alma humana. Kandinsky muitas vezes usou termos musicais para designar seus trabalhos: chamou algumas de suas obras mais espontâneas de "Improvisações", e as mais elaboradas de "Composições".
Além de pintar, Kandinsky fez-se ouvir como teórico da arte. Na verdade, sua influência na História da Arte Ocidental talvez derive mais de suas obras teóricas do que de suas pinturas. Ele colaborou na fundação da Associação de Novos Artistas e foi seu presidente, em 1909. O grupo não conseguiu integrar a abordagem dos mais radicais, como Kandinsky, com grupos mais convencionais e acabou por se desfazer, em 1911. Kandinsky então passou a integrar um grupo novo, O Cavaleiro Azul (Der Blau Reiter), formado por ele e por outros artistas. Eles lançaram “O Almanaque do Cavaleiro Azul” e organizaram duas exposições. Os planos eram muitos mas a irrupção da Primeira Guerra Mundial, em 1914, encerrou suas atividades e Kandinsky teve que voltar para sua terra natal, via Suíça e Suécia.
As ideias do pintor em “O Almanaque do Cavaleiro Azul” e em “Do Espiritual na Arte”, lançados quase que ao mesmo tempo, serviram para defender e promover a Arte Abstrata, numa análise que conclui que todas as formas de arte são igualmente capazes de atingir um alto nível espiritual.
A tela “ O Cavaleiro Azul” nos mostra uma pequena figura, um cavaleiro com a capa azul esvoaçando, em alta velocidade, cruzando um campo rochoso. A sombra provocada por ele também é azul. Não está muito claro se carrega uma criança nos braços. A ideia de Kandinsky era incluir o espectador na paisagem; o movimento é sugerido pelas diversas cores que ele usou e não por detalhes específicos. Essa tela é uma das primeiras manifestações do caminho que o artista iria trilhar nos anos vindouros.
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